Meio-Ponto passo a passo

Almofada com motivo de botões de rosa vermelha

Olá!

Hoje trago um tutorial de como bordar meio-ponto, é super fácil! Na imagem abaixo você verá as diferentes fases do bordado dessa almofada de botões de rosa.

Passo-a-passo de como bordar meio-ponto

Espero que gostem! Se tiverem alguma dúvida, deixe um comentário ou mande-nos um e-mail.

Anúncios
Esse post foi publicado em Passo-a-passo e marcado , , , , . Guardar link permanente.

24 respostas para Meio-Ponto passo a passo

  1. olá gostaria muito de apreender como fazer o meio ponto na tapeçaria. Este trabalho é muito interessante

  2. giani disse:

    olá! adorei seu trabalho! at´[e animei a coeçar um bordado em meio ponto, mas estou cheia de dúvidas. não sei por exemplo, como bordar a haste da flor que faz um ponto de uma cor e tem que mudar de cor, passar pra outra carreira em outra posição. como fazer isso tudo escondendo as pontas das lãs e o avesso perfeito. me ajuda, por favor!

    • Oi Giani,

      Obrigada!
      Comece pelo fundo e pelos blocos de cor maiores. Depois acaba ficando mais facil bordar as cores que aparecem em menor quantidade. O fundo nunca vai ficar “perfeito” bordando os detalhes, mas isso não compromete o todo. É só lembrar de não apertar muito o ponto 😉

      • giani disse:

        Muito Obrigada por responder! O pior que só hoje vi a sua resposta, mas ainda estava com as dúvidas e agradeço por ajudar a solucioná-las. Gostei de saber que com o meio ponto não há a preocupação do avesso perfeito. Eu me preocupava muito com isso. Muito obrigada mesmo, vou arregaçar as mangas agora. rsrsrsrs

  3. Ana Tavares disse:

    Pois muito obrigada pela partilha. Gostava imenso de fazer um trabalho em meio ponto, mas quando pego surge-me sempre a dúvida da Giani, como passo a agulha, quando tenho por exemplo um ponto ao lado, em cima do ponto onde estou. A direito percebi. Sei fazer muito bem ponto cruz , mas aí temos sempre a possibilidade de passar a agulha por baixo da linha onde estou, e o avesso fica sempre perfeitinho, mas no meio ponto não sei como fazer, pois se atravesso a agulha, por de trás fica um ponto inclinado.
    Desde já grata pela atenção.

    • Oi Ana!
      Com o meio ponto, você não precisa se preocupar com o avesso da mesma forma que nos preocupamos com o ponto cruz. Isso porque é impossível que ele seja tão perfeito, sobretudo quando estamos preenchendo a parte do desenho em que temos que mudar de cor. Só procure não ir de um extremo ao outro do trabalho e quando possível, arremate e recomece com a mesma cor em outro ponto, isso ajuda a deixar o avesso mais “limpo”.

  4. JUNIA disse:

    QUAL É O NOME DESSE TECIDO USADO NESSES BOTOES DE ROSA?

  5. larissa disse:

    eu nao entendi vc pinta a tela e depois faz o meio ponto pelo fundo da tela
    e como se chama essa tela

  6. fatima balegas disse:

    eu gostava de aprender a fazer meio-ponto so sei fazer arraiolos e ponto cruz e bordar

  7. Danielle Prandini disse:

    Ola……Como que se dá o acabamento em ambas as partes da almofadas?

    • Oi Danielle,
      Eu costumo passar a almofada antes de costurá-la ao tecido que utilizo, normalmente o brim. Dentro coloco um desses recheios de almofada que já vêm prontos de manta acrílica, é bem mais leve e prático, dá para encontrar em armarinhos.

  8. Orbélia Turno disse:

    Oi Conceição,
    Gosto muito do seu trabalho e estou tentando aprender com suas explicações. Você não disponibiliza para compra revistas e dvds.

  9. josïane pirovani disse:

    Gostaria de saber com que linha foi feito esse trabalho?

  10. julia hinkel disse:

    como fazer o ponto meia e não entortar o trabalho?

    • Eu recomendo não apertar muito o ponto, primeiramente. Ainda assim ele vai entortar, só que menos. No final do trabalho, recomendo que se passe o bordado com um ferro, mas não diretamente sobre ele, com um tecido em cima dele, com uns jatos de água borrifados. Aí você vai desentortando e passando.

  11. Silvia alvarenga disse:

    gostaria de receber uma orientação.
    Bordei com meio ponto uma tela de 1 metro.
    Acontece que a tela ficou torta e não sei como desentortar.
    Existe algo que eu possa fazer para endireitar essa tela? Lavando por exemplo!!!
    Desde já muito obrigada
    Silvia

    • Silvia, eu não lavaria… dependendo da lã, pode soltar tinta, acho melhor não arriscar. Diria para vc pegar um pano, colocar no verso do tapete e espirrar um pouquinho de água e passá-lo com o ferro. É assim que monto as almofadas, e ir desesntortando com a mão e passando. Se não der certo, você pode ir a um tapeceiro e dizer a ele para pregar os quatro cantos e deixar alguns dias.

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )